criaturas: grifo

Grifo é na mitologia um animal com cabeça e asas de águia, e corpo de leão. Fazia seu ninho perto de tesouros e punha ovos de ouro sobre ninhos também de ouro. Outros ovos são freqüentemente descritos como sendo de ágata.
Animal fabuloso cuja forma varia com o tempo, se bem que é facilmente reconhecível já que combina um corpo de leão com cabeça, peito, asas e garras de águia.A cabeça pode ser de leão. As patas podem ser todas de leão ou todas de águia ou bem aparecer dois a dois.É possível também que o corpo de felino apareça alado e seja menor, do tamanho de um lobo, e ocasionalmente pode ter a cauda de serpente.Outras vezes se atribui corpo de leão, com cabeça e asas de águia, orelhas de cavalo e uma "cresta con aletas de pez". Por outra parte, a postura do grifo não é uniforme: aparece ameaçador e rampante, como guardião de um trono real, como montaria de um deus ou, simplesmente, como um animal de presa. O mesmo se pode dizer a respeito de sua cor. De todo o anterior se deduz que o grifo reune em sí os caracteres físicos dos dois animais mais poderosos da terra e do ar, o leão e a águia. É regente do ar e também da terra.

Com o passar do tempo, os caracteres do grifo se foram definindo. Ficou convertido em uma ave Quadrúpede de enormes garras, com unhas do tamanho de chifres de boi, capazes de aferrar o corpo de um cavalo ou de um homem com armadura e transporta-lo pelos ares (as garras são tão grandes que se pode fabricar uma taça ou um vaso com cada uma delas; durante a Idade Média se comerciou frequentemente com supostas garras de grifo, na crença de que mudavam de cor caso se colocasse um veneno nelas).
Quando o grifo começa a voar, o vento que produzem suas fortes asas basta para derrubar pessoas. Os grifos vivem nos montes Hiperbóreos, em algum ponto de Escitia, em luta constante com os arimaspos, aos quais tentam roubarles o ouro e as esmeraldas que colocam em seu ninho como talismã contra as "alimañas" venenosas do monte. Os inimigos naturales do grifo são os homens, aos que não temem em absoluto, e os cavalos. De sua enorme hostilidade faz este animal da conta o feito de que Virgilio não encontra imagem mais significativa para descrever as bondades da Idade de Ouro que dizer que em esta época incluso os cavalos se mesclavam com os grifos



informações: wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário